Manual de Sobrevivência: Medidas na Cozinha

Fala galera! Eu sou a Vivi, e hoje vou falar um pouco sobre medidas que utilizamos na cozinha. Sempre vemos receitas que trazem como medida, colher de sopa, xícara de chá, copo americano… Não sei quanto a vocês, mas eu sempre ficava me perguntando: “será que todas as xícaras de chá cabem a mesma quantidade? será que elas são padronizadas?” “qual é a droga do copo americano??”

Uma coisa legal, é ter em casa alguns aparatos específicos de culinária, como jarras e colheres medidoras. Confesso que não tenho nada disso, utilizo o que tenho à mão mesmo e minhas receitas costumam dar certo.

Vasculhando a internet, descobri que não existe uma tabela de conversão oficial. Achei várias tabelas que não concordam entre si, e algumas que concordam em alguns aspectos…rs Então, resolvi separar para vocês, apenas as medidas concordantes e mais utilizadas. Isso não quer dizer que essas são as exatas, mas pelo menos elas são coerentes com o que eu averiguei aqui em casa.

Na dúvida, utilize as tradicionais colheres, xícaras e copos. 🙂

Medidas utilizadas na cozinha
Da direita para a esquerda: colher de café, de chá, de sobremesa e de sopa. No alto: copo americano e xícara de chá.

Para líquidos:
1 xícara de chá = 240 ml
1 colher de sopa = 15 ml
1 colher de chá = 5 ml
1 colher de café = 2,5 ml
1 copo americano = 250ml

Para farinha de trigo e fermento em pó:
1 xícara de chá = 120 g
1 colher de sopa = 25 g
1 colher de chá = 7,5 g

Para açúcar:
1 xícara de chá = 180 g
1 colher de sopa = 12 g

Para chocolate em pó:
1 xícara de chá = 100 g
1 colher de sopa = 6 g

Para sal:
1 colher de sopa = 20 g
1 colher de café = 5 g

  • Raphael Redfield

    Huahuaha boa Vi o/
    Tem receitas que eu deixo de pegar porque tem só a g e ml..rs…ai eu fico sem saber o que fazer…Huahuahaa
    Ainda prefiro as xícaras, copos e colheres..hauhauhaua
    Como se 7,5g de margarina fosse fazer meu bolo explodir =P…rs

  • Flyfish

    Em líquido, eu prefiro receitas com ml mesmo… Mas já as outras, em g, eu dispenso, não tenho balança pra saber! rs

    Mas só agora que eu soube que a colher de chá é maior que a de café… Eu achava que era a mesma coisa. rs
    Aqui em casa só tem uma dessas, que eu uso tanto pra mexer o chá, como o café! xD

  • Eu utilizo os dois métodos. Tudo depende de como está na receita. Eu tenho uma jarra genérica de medir líquidos e uma balança meia boca mais velha do que eu…rs Me viro como posso…hehehe
    Ainda vou comprar uma daquelas medidas legais com várias colheres, jarras com graduação específica e balança mais legal…XD
    Obrigada pela visita!!

  • Evilzin

    Excêlente postagem, menina Ví!

    Ajuda na hora de colocarmos nossas receitas mais complexas, com leite de cabra do sertão, e manga roxa do afeganistão!

    🙂

    é bom ter essas medidas

  • Manu Agra

    Na casa da minha avó que tem esses trecos de medir certinho =p

    Mas em casa eu me viro com as velhas colheres mesmo, nem balança tem! rsrsrs

    • Olá, Manu!
      Obrigada pela presença! Que bom que está gostando!
      Abs.

  • Marly

    muito boa essas suas medidas,era oque esta procurando,obrigado

    • Obrigada vc, Marly!
      Caso se interesse, temos muitas receitas ainda no nosso Manual de Sobrevivência 😉
      Abraço!

  • Pingback: Manual de Sobrevivência: Como salvar o Feijão e o Strogonoff da catástrofe total « Gaveteiro()

  • Rodrigo

    Como se chama aqeles qui de medidas que vem tudo, procurei por um monte de nome e nao achei

    • vc quer dizer os conjuntos com colheres e xícaras de medida?

  • Tatiana

    nao entendo , uns dizem que uma colher de sopa equivale a 7,5 g de farinha de trigo e aqui diz que uma colher de cha equivale a esse mesmo ? :O

  • osvaldo

    bom dia Vivi,
    na maioria das receitas,pedem as medidas em xicara de chá, eu uso aqueles copos de medida,tanto para liquido ou sólido.
    Ta errado?

  • Felipe

    Excelente, me ajudou bastante em casa…

    Boas idéias, sempre tem que ser bem lembradas.

    Obrigado…

  • Pingback: Sobremesa de Páscoa: Mousse de chocolate crocante! | Café com chocolate()

  • jeronimo

    neste mundo aonde as pessoas estao cada dia mais , vivendo a base de dieta, estas informçoes sao de grande importancia, parabens ,
    sds

  • Vivi as minhas medidas são perfeitas. Tudo no ôlhometro e no mais ou menos. E olha que as minhas receitas sempre dão certo! E substituo jacaré por porco-espinho, não tem farinha de trigo, vai maizena; não tem margarina, vai oleo de soja, não tem ovo, vai gelatina e tudo sai uma delicia que a turma aqui de casa, e são nove, não esperam nem esfriar….

  • DILMA

    OI VIVI…250 ML MEDE O COPO DE REQUEIJÃO…O AMERICANO 200 ML

  • Almir

    complicado mesmo. Pq pesei 240ml de açúcar e deu 220gramas.
    Será que cada tipo de açúcar tem peso diferente?

  • Almir

    Mas gostei muito do seu post

  • mida

    um copo de 250ml, é o de requeijão, o americano é menor.